Nesta semana, revisamos a Copa das Nações femininas da Federação de Futebol da Oceania em julho, que viu a Papua Nova Guiné-tradicionalmente visto como o segundo melhor time da região após a Nova Zelândia-tocando o título regional pela primeira vez e avançando para os playoffs intercontinentaisNa Nova Zelândia, em fevereiro, onde se juntará a nove equipes de outras confederações regionais para disputar três pontos finais da Copa do Mundo.Observamos os resultados em cada estágio do torneio, analisamos o torneio em geral e depois revisamos as listas de cada equipe.Também relatamos o Sol de Porto Rico, pois eles ampliaram seu recorde mundial do Guinness por vitórias consecutivas para 49, ao vencer um título da liga feminina de Porto Rico de 2022 - seu terceiro consecutivo.
OFC Women's Nations Cup 2022
Em 13 de julho, o dia de abertura da Copa das Nações femininas da OFC-que este ano não inclui seis vezes campeão da Nova Zelândia (que inclui o OFC Women's's Championship que começou em 1983) e a American Samoa (lidando com restrições de viagens Covid)-com o vencedor que se muda para os playoffs intercontinentais para uma chance em um dos três berços alocados para 10 lados concorrentes na Copa do Mundo de 2023, com o evento de dez equipesOcorrendo em fevereiro de 2023 na Nova Zelândia.Com nove participantes em 2022, as duas principais equipes de cada um dos três grupos avançaram para as quartas de final, juntamente com as duas equipes de terceiro lugar com melhor desempenho.Todas as partidas foram realizadas em Suva, Fiji.
Jogar em grupo
Em 13 de julho, Samoa derrotou Tonga por 2 a 0 no grupo A. Samoa recebeu gols da Nova Zelândia, Monique Fischer (30), que jogou em Mallbacken na Suécia em 2020 e para 2018/19 em Yeovil Town Na Inglaterra, aos 28 minutos e Jayda Stewart, nascido na Nova Zelândia (20), que marcou aos 70 minutos em uma assistência de Lianna Soifua (21), este último que cresceu em Nevada nos Estados Unidos.
Em 14 de julho, a Papua Nova Guiné derrotou Vanuatu por 3-1 no Grupo B, com gols de Marie Kaipu (24-NCD Hekari United), Ramona Pano (24-portes Moresby Strikers) e Charlie Yandin (25-Bara).Vanuatu empatou a partida aos 72 minutos através de Vanessa KELETIA (22 - unitou Malampa em Vanuatu), mas o PNG marcou duas vezes em sete minutos para a placa final.
Houve uma surpresa no segundo dia da competição em 14 de julho no Grupo C, como o Host Nation Fiji (classificado em 69º pela FIFA e terceiro no OFC) empatou as Ilhas Salomão (classificadas em 120 e 9 no OFC) 1-1 em Suva.Vanisha Kumar, com sede australiano (27 - LABASA/SCOTS Lions, que será discutido em mais detalhes abaixo) abriu a pontuação para os Fiji's Kulas Aos 22 minutos, mas o veterano atacante das Ilhas Salomão, Ileen Pegi (29 - Koloale), marcou aos 37 minutos do pênalti.A treinadora americana de Fiji, Lisa Cole, e alguns de seus jogadores estavam faltando na partida por causa dos protocolos Covid.
Vanisha Kumar, com sede australiano (camisa branca à esquerda), para os Fiji Kulas em seu empate em 1 x 1 contra as Ilhas Salomão em 14 de julho. Foto cortesia de FBC News em Fiji.
A nação anfitriã Fiji se alinha antes da primeira partida da Copa das Nações de Ofc contra as Ilhas Salomão em 14 de julho. Foto cortesia da Federação de Futebol de Fiji.
Esta foi a primeira partida competitiva de Vanisha Kumar (27) por Fiji por sete anos desde os Jogos do Pacífico Sul em 2015 na Papua Nova Guiné [onde Fiji terminou na parte inferior de seu grupo de três nações com 1 ponto e não se qualificou para as semifinais];Ela começou a jogar internacionalmente aos 15 anos em 2011 nos jogos SPG na Nova Caledônia [onde Fiji terminou em terceiro lugar].Kumar contou Fijilive que ela desistiu do jogo por um tempo para se concentrar em sua escola na Austrália, onde nasceu e cresceu, para pais de Fiji.Ela explicou que "comecei a brincar por volta dos cinco anos e comecei a jogar Premier League (Liga estadual ou segundo nível) Na Austrália, por volta dos 20 anos. Então ... tirei cerca de seis anos de folga para me concentrar nos meus estudos e fui para a universidade e, no ano passadode volta ao futebol por um longo tempo.E, na verdade, um dos meus assistentes treinadores, Naomi [Waqanidrola, que é embaixador de futebol da OFC de Fiji, jogou pela seleção nacional e é assistente de treinador da Fiji no torneio], mencionou que as meninas iriam para a Copa do Mundoqualificadores e ela me perguntou se eu queria voltar às coisas. "Baseado em Sydney, ela teve que trabalhar duro para voltar ao fitness e depois combinar com os membros da equipe nacional, vindo para treinar com a seleção nacional em Fiji há dois meses.Ela notou melhorias desde a última vez que foi com o programa da seleção nacional: "Acho que, desde que estive aqui da última vez, o jogo melhorou muito por causa da velocidade do jogo e da nitidez do esporte. A percepção do jogo -Eu acho que é muito. Avançou tanto e acho que é creditado nos jogos de competição que eles têm ao longo do ano ".Ela marcou três vezes em duas vitórias internacionais de partidas amigáveis contra Tonga (5-0) e Cook Islands (4-1) antes do torneio.Seu avô, Karna Reddy, jogou pela seleção nacional de Fiji e Lautoka e ele ficou feliz por ela estar fazendo fila para o lado nacional novamente.
No sábado, 16 de julho, Tonga (92º no ranking da FIFA e 4º em OFC) assumiu as Ilhas Cook (102º/6º) no que foi visto por muitos como um grupo A Battle of Two Minnows na região.As duas equipes empataram em 1 a 1 quando Lyric Davison (19-baseado na Nova Zelândia com Manukau United) deu às Ilhas Cook a liderança aos 49 minutos antes de Kiana Swift (21-baseada no Canadá com Victoria Highlanders e que jogou colegialmente na Universidade deO norte da Colômbia britânica na cidade pitoresca, mas remota do príncipe George-população 75.000) marcou em um tiro de longo alcance para o empate para Tonga aos 72 minutos.O empate foi suficiente para ver as duas equipes até as quartas de final.Além disso, o goleiro de Cook Island, de 15 anos, Kimberly Uini (Matavera Ngatangila), fez uma salva de penalidade no primeiro tempo, que foi crucial para o resultado final.O técnico do Cook Islands, Gary Phillips (veja mais abaixo), disse após a partida: "É feio às vezes, mas nesse ambiente, não se trata do desempenho, é sobre resultados. Como eu disse, por mais feia que fosse, ainda poderíamosvenceu no final com o individual. Portanto, há alguns pontos positivos para retirar, mas voltaremos e faremos nossa lição de casa e nos refrescaremos e nos prepararemos para o próximo. "
No domingo, 17 de julho, no Grupo B, a Papua Nova Guiné derrotou o Taiti por 2-1 pela segunda vitória do torneio para se classificar para as quartas de final.Ramona Padio (24 - Port Moresby Strikers) marcou a partir de um pênalti aos 28 minutos e, em seguida, Meagan Gunemba (27 - Poro) marcou aos 83 minutos, enquanto Deana Tahia Tamarii (21 - 4 - areia) marcou do ponto de penalidade no ponto90 minutos para a pontuação final.As estatísticas eram exatamente como o PNG teve 9 chutes vs. 7 para o Taiti (6 vs. 5 para chutes a gol).A treinadora de cabeça francesa do Taiti, Stephanie Spielmann, sentiu que "muitas pessoas [depositaram] confiam em nós antes do jogo, mas deveriam considerar o Taiti melhor [depois] hoje à noite".Ela disse que a equipe recebeu muitas mensagens de apoio em casa.Para os vencedores da Papua Nova Guiné, sua treinadora Nicole Demaine disse: "Eu ficaria mais feliz com mais objetivos. Se sentisse que nosso desempenho merecia uma pontuação maior ... estamos bem organizados e uma força a ser reconhecida".O jogador da partida para a PNG foi o zagueiro Lucy Mano (26), que jogou no College of the Canyons Community College em Santa Clarita, Califórnia e na Universidade do Havaí-Hilo.Ela era Miss Earth Papua Nova Guiné em 2020 e competiu no concurso Miss Earth 2020 Beauty.
No domingo, 17 de julho, no Grupo C, Fiji enfrentou a Nova Caledônia em uma partida entre dois favoritos para ganhar a Copa das Nações.O zagueiro Aliza Hussein (21 - Ba FC) levou a Fiji na direção certa com um gol de 4 minutos e depois o meio -campista e capitão Sofie Diyalowai (28 - Labasa) adicionou uma cinta antes que o atacante Jackie Pahoe (20 - como a academia feminina) obteve um consolaçãoObjetivo para a Nova Caledônia no segundo tempo de lesão, desde o pênalti para a pontuação final por 3-1.
Na terça-feira, 19 de julho, no Grupo A, Samoa derrotou as Ilhas Cook por 1 a 0 com Jayda Stewart's (20-que é de Canterbury, Nova Zelândia e tocou para o Ferins de futebol No objetivo da juventude) - seu segundo do torneio - aos 14 minutos e a última diferença entre as duas equipes.
Samoa venceu o Grupo A em 6 pontos de suas duas vitórias, enquanto as Ilhas Cook terminam em segundo com 1 ponto, o mesmo que Tonga, mas com um diferencial de gol um pouco melhor
(-1 vs -2).Tonga avançou para as quartas de final sobre Vanuatu em pontos de jogo justos (0 vs -3) para infrações amarelas e vermelhas, enquanto o outro terceiro lugar, a Nova Caledônia, marcou 3 gols para apenas 1 para os outros dois lados e estava seguro emOs objetivos obtiveram critérios.
Em 20 de julho, no Grupo B, o Tahiti (classificado em 104 pela FIFA e 7º na região) jogou Vanuatu (classificado em 121º pela FIFA e 10º no OFC) a um empate de 0 a 0.Papua Nova Guiné venceu o grupo, como esperado, em 6 pontos, enquanto o Taiti e Vanuatu empataram com 1 ponto de seu empate no jogo final, mas o Tahiti terminou em segundo no grupo com uma diferença de gol um pouco melhor sobre Vanuatu (-1 vs. -2), com o último sendo eliminado das quartas de final com base em ganhar mais cartas (3 cartas amarelas em sua segunda partida para o Fair Play Tiebreaker).Goleiro do Taiti Camille Andre (19—Estrasburgo na França) salvou um chute de penalidade de última hora do substituto de Vanuatu Liyo Eramol, (20-Huka 21) para garantir o Taiti A 0-0.Sem a parada de mergulho fina de Andre para o lado direito e, se Eramol tivesse marcado, Vanuatu teria avançado para as quartas de final e a decisão de jogo justo estaria entre o Tahiti e Tonga - já que nenhum time havia recebido cartas em seus dois jogos (um sinalde boa disciplina), o OFC teria que virar uma moeda para decidir perder o estágio de nocaute.Após a emocionante partida, o técnico do Taiti, Stéphanie Spielmann, disse: "Eu só tenho que manter as coisas positivas que é que estamos nas quartas de final. Tivemos um jogo difícil. Esperávamos marcar gols porque eu acho queTivemos a oportunidade, mas Vanuatu é um bom oponente. Estamos extremamente felizes por estar nas quartas de final e agora estamos focados no próximo jogo ".O treinador principal de Vanuatu, Jean Robert Yelou (38 - um ex -jogador em Vanuatu e um clube e treinador da seleção nacional) disse: "Para mim, acho que durante todo o jogo nada estava errado. O jogo foi o que planejamos. Temos uma penalidade, masNão conseguimos o gol, então chegamos com o empate. Pensei que, no primeiro tempo, já deveríamos liderar o jogo, mas a sorte, não marcamos os gols; é assim que o futebol é ".
Além disso, em 20 de junho, a fase de grupos da Copa das Nações Mulheres da OFC 2022 terminou com um empate em 2-2 entre a Nova Caledônia e as Ilhas Salomão, resultado que enviou as duas equipes para as quartas de final.O time do território francês teve dois gols do atacante Jennifer Nepoo (18-como Wetr) nos 73 e 78 minutos para uma vantagem de 2-1.As Ilhas Salomão - que fizeram pontos dos favoritos do Grupo C New Caledonia e Fiji e foram uma surpresa agradável no torneio - abriu a pontuação cedo pelo atacante Almah Gogni (21 - Naha F.C.).Aos 85 minutos, as Ilhas Salomão marcaram um segundo gol para garantir o empate pelo meio-campista Mary Maefiti (28-Solright F.C.) disparou a cinco minutos do tempo.A bola deveria ter sido facilmente salva pelo goleiro da Nova Caledônia, Lorenza Hnamano (19 - gaitcha), sem ninguém ao seu redor, mas escorregou pelos dedos na rede.A Nova Caledônia viu um chute muito tardio, fora da trave de Salomão e, no geral, foi um bom resultado para os Salomões.Após a partida, o técnico do New Caledonia, Michel Berbeche, disse: "Eu adoraria ter sido por 3-1 ou 3-2, mas no final do jogo, estou tão feliz por estarmos qualificados".O técnico do Solomon Islands, Batram Suri, também ficou satisfeito com o esforço de seu esquadrão na partida: "Estou muito feliz com as meninas. Eles trabalharam tanto, embora o ritmo tenha caído no segundo tempo ... fomos 2-1-Time, mas ... Estou tão orgulhoso das meninas [com sua performance]. "
Fiji venceu o grupo com 4 pontos, as Ilhas Salomão ganharam as quartas de final em segundo com 2 pontos e a Nova Caledônia foi em terceiro com 1 ponto e uma diferença de gols -2, mas também fez as quartas de final.
Estágios nocauteados
Quartas de final
Em 23 de julho, Samoa eliminou a Nova Caledônia por 4-2, com Monique Fischer colocando Samoa no placar primeiro na marca de 35 minutos e depois Jayda Stewart marcou um segundo semestre para enviar Samoa para as semifinais.Sarah Uregei (25 - Colomiers na França) marcou uma chave para a Nova Caledônia, que terminou em quarto lugar em 2018 e em terceiro no primeiro torneio em 1983 - tanto como anfitriões.Samoa deve pelo menos o melhor de sempre em quarto lugar em 2003 nas finais da Austrália (quando apenas 5 equipes participaram), o que eles caíram ao cair para as Ilhas Salomão no terceiro lugar de 2022 em pênaltis após um 1-1 amarração.
Jayda Stewart (#10 no uniforme azul escuro) marcou um hat-trick para mover Samoa para as meias-finais da Copa das Nações femininas de 2022 OFC com uma vitória por 4-2 sobre a Nova Caledônia.[Fonte da foto: Confederação Oceania Football].
Papua Nova Guiné, entre os favoritos da Copa das Nações de 2022, pois terminou em segundo em três ocasiões e o terceiro em cinco torneios nos últimos oito eventos, foram testados ao máximo por Tonga em um empate de 3-3 que precisava de pênalti, que o PNG ganhou3-2 para derrubar Tonga do torneio em 23 de julho. A partida estava mexendo de assistir.Tonga levou uma vantagem chocante por 2 a 0 no intervalo do intervalo dos gols de Daviana Vaka-em uma explosão de longo alcance de poço fora da área de penalidade, com uma assistência de sua irmã Laveni-e Jazmine LOTO'aniu (veja mais abaixoos três jogadores).O PNG voltou para empatar a partida aos 70 minutos com gols de Ramona Padio e Meagan Gunemba.No período de 30 minutos, Padio (99 minutos) e Loto'aniu (109 minutos) negociaram metas antes de ir para a PK's.O goleiro da PNG Fidelma Watpore (34 - Hinamo) salvou três dos pênaltis de Tonga para ajudar sua equipe na vitória.Os melhores acabamentos anteriores de Tonga na Copa das Nações da OFC foi em terceiro em 2007 e quarto em 2014.
Em 24 de julho, Fiji assumiu a primeira metade do capitão da equipe Sofi Diyalowai aos 21 minutos após a pressão sustentada sobre o gol das Ilhas Cook.O atacante Luisa Tamanitoakula (23 - Ba), que havia chegado três minutos antes como substituto de Diyalowai, dobrou a pontuação aos 74 minutos.Apesar da pontuação baixa, Fiji controlou a partida e liderou 14-4 em chutes, 9-2 por chutes nos gols, teve 4 chutes de canto para nenhum para seus adversários e não recebeu cartões em 2 cartões amarelos para o Cook Islanders.Lisa Cole, treinadora americana de Fiji, disse: "Foi uma verdadeira vitória profissional para nós. Obtendo esse segundo gol no segundo tempo meio que nos deixou à vontade, mas acho que a maior coisa é que mantivemos o ritmo do jogo rápido e rápido.... jogamos nosso jogo e foi disso que me orgulhava de ser honesto. "O presidente e o primeiro -ministro de Fiji estavam na partida, que Cole achou que foi ótimo porque "você se sente especial".O jogador de Fiji do CEMA NASAU (22 - Labasa) agradeceu ao treinador na transmissão da OFC após a partida por tudo o que os jogadores aprenderam com ela nos últimos dois meses.
Fiji terminou o vice-campeão em 2018 e, como anfitriões, foi fortemente favorecido para fazer o jogo final novamente, perdendo para a Nova Zelândia por 8 a 0 há quatro anos;A Nova Zelândia não está participando dessa adição, pois eles estão qualificados para a Copa do Mundo de 2023 femininos como co-apresentador.Fiji terminou em quarto lugar em 1983 e 1998. As Ilhas Cook terminou em terceiro em 2010 e 2014.
Também em 25 de julho em Suva, as Ilhas Salomão continuaram sua tremenda corrida no torneio derrotando o Taiti por 1 a 0 em um gol de 38 minutos de Mary Maefiti (seu segundo do torneio).Após o jogo, o técnico do Taiti, Stéphanie Spielmann, expressou otimismo para o futuro da equipe do Taiti, "temos uma equipe muito jovem. Muitas dessas garotas vêm do Sub-19 [Side] e estarão na próxima competição para [] Sub-19. Como sempre dizemos no Taiti 'Estamos trabalhando para o futuro'.O plano é por 10 anos e estamos no meio, no quinto ano, então continuaremos o que estamos fazendo ".O técnico do Solomon Islands, Batram Suri, disse sobre o seu lado: "Não posso pedir mais. As meninas se saíram muito bem por nós. Estou tão feliz e satisfeito e feliz conosco. Eu sabia que elas viriam duro contra nós no segundo-Falfe. Mas eu disse a eles que, se não marcarmos o próximo, precisamos proteger esse apenas um gol para que possamos vencer o jogo. Os defensores e todos ficaram atrás da bola e eles se saíram bem ".O resultado do lado de Batram Suri é ainda mais impressionante, considerando seu lugar como o segundo nação mais baixo do torneio, no 120º lugar no mundo (logo à frente de Vanuatu aos 121º) quando a competição começou.O Taiti nunca havia feito os últimos quatro do torneio, enquanto as Ilhas Salomão terminaram em quarto lugar em 2007 e 2010.
Semifinais
Em 27 de julho, a Papua Nova Guiné derrotou Samoa por 3-0, quando Charlie Yandin (25-Bara) marcou pouco antes do intervalo de uma assistência de Ramona Padio e, em seguida, Meagan Gunemba acrescentou uma chave na segunda metade quando a PNG avançou para as finais da Copa das Nações 2022.O técnico da PNG, Nicola Demaine-um nativo da Inglaterra que agora está sediado na Nova Zelândia-, compatível com Samoa na Copa das Nações de 2018 quando perdeu para o PNG por 5 a 0 em seu primeiro jogo em grupo, quando Gunemba marcou um hat-trick.O goleiro do PNG Faith Kasiray (22 - ICD Hekari United) salvou um pênalti do capitão de Samoa, Monique Fischer, para preservar o shutout.
Fiji derrotou as Ilhas Salomão por 3-1 em 27 de julho, depois que as equipes empataram em 1 a 1 em sua primeira partida de palco.Cema Nasau marcou duas vezes no primeiro tempo e Luisa Tamanitoakula acrescentou um terceiro gol no segundo tempo para o Kulas, depois que a penalidade de Ileen Pegi deu às Ilhas Salomão a liderança.Após o jogo, a treinadora principal de Fiji, Lisa Cole, disse: "Será necessário um esforço de equipe (para vencer a final), o que foi o caso de todo o torneio. Realmente, todo mundo precisa dar o que pode, fique com o jogoPlaneje, verifique se eles sabem seu papel, desempenham seu papel bem e certifique -se de manter seus acordos. Se fizermos essas coisas bem, seremos uma equipe difícil de vencer, mas também temos que nos defender muito bem contra um bomEsquadrão de Papua Nova Guiné. "O técnico do Solomon Islands, Batram Suri, sentiu que sua equipe teve um excelente torneio: "Somos azarões e chegamos tão longe, então estamos orgulhosos e acho que os jogadores estão felizes com onde estamos agora. É uma pedra de passo para nós para nósAgora, especialmente como um país que estava no final do ranking [FIFA e OFC]. Então, tenho orgulho do resultado, mas não felizes com isso. "
Match de terceiro lugar
Samoa assumiu a liderança no gol de Monique Fischer aos 16 minutos, mas as Ilhas Salomão amarraram a partida cinco minutos antes do intervalo do atacante Jemina David (27 - Friga United).Não houve mais pontuações e as Ilhas Salomão venceram em pênaltis por 6-5 para o seu melhor de todos os tempos, depois de dois quartos lugares em 2007 e 2010. Todos os cinco dos peças de chute de cada equipe marcaram, levando o tiroteio à morte súbita.Samoa Shontelle Stevens (26 - Manukau United da Nova Zelândia) viu seu esforço salvo pelo goleiro das Ilhas Salomão, Sylvester Maenu'u (28 - Koloale) e Merina Joe (27 - Koloale) marcou a penalidade vencedora para as Ilhas Solomon.
Championship Final
Papua Nova Guiné derrotou o país anfitrião Fiji por 2 a 1 em 30 de julho, com gols de Meagan Gunemba e Ramona Padio na primeira meia hora da partida.O Cema Nasau reduziu o déficit para 2-1 para Fiji, pouco antes do apito do intervalo, mas como no terceiro lugar, não houve gols no segundo tempo jogado em um ritmo por dois lados fortes.Após a partida, a treinadora da Papua Nova Guiné, Nicola Demaine-que guiou sua nação a uma primeira vitória histórica na Copa das Nações-disse: "Temos sete mães na equipe e essas mulheres estão juntas há dois meses e meioe fez sacrifícios enormes. Tudo isso está neles [pelo] que eles alcançaram até agora para que possamos assistir e ver o que eles podem alcançar no próximo estágio. São incríveis mulheres guerreiras que ganharam o direito de levar esse troféu para casa hojee representar a Oceania na próxima etapa ".
Pius Letenge, CEO e secretário geral da Associação de Futebol da Papua Nova Guiné, disse graciosamente Tribalfotball.com Sua reação com o campeonato regional da equipe feminina: "A FA está feliz com o sucesso da equipe e estamos felizes em apoiar a equipe em sua segunda mão da FIFA WWC 2023. O play-off intercontinental será uma grande oportunidade para a equipe mostrarSeu potencial e, como temos um longo caminho a percorrer, estamos empolgados por estarmos lá em cima, esfregando os ombros com nossa irmã das outras confederações ".
É interessanteDa Europa (ainda a ser determinada em outubro), Chile do Conmebol (38), Taipei chinês da AFC (40) e depois PNG.A Tailândia, também da AFC, tem uma classificação mais alta a 43, mas a FIFA só semeará uma equipe de uma confederação.Papua Nova Guiné seria, assim, semeados mais que ambas as equipes da CAF e CONCACAF e uma de Conmebol e AFC.As duas principais sementes jogarão em um grupo de três equipes e, portanto, precisam jogar apenas um jogo para se qualificar para a Copa do Mundo Feminino do próximo verão, enquanto o PNG (e o chinês Taipei) estaria no Grupo C e precisará jogar dois jogos para se qualificar para se qualificar parao WWC.
Análise de torneios
Este repórter há muito tempo escreve sobre a necessidade de maior apoio da FIFA e do OFC para as nações da ilha, em particular, a fim de aumentar o futebol feminino na região.Covid impactou a maioria das nações dos participantes dramaticamente - do lado masculino, o torneio de qualificação da Copa do Mundo Regional no início deste ano teve que ser realizado no Catar (também o anfitrião da Copa do Mundo de 2022 neste inverno) e o que deveria ter envolvido onze equipes viu retiradasDa Samoa Americana, Samoa e Vanuatu por razões relacionadas à Covid e Tonga por causa de sua erupção vulcânica e tsunami.Depois de jogar uma partida no Catar, as Ilhas Cook também se retiraram por causa dos resultados dos testes da Covid.Tendo assistido a maioria dos jogos da Copa das Nações femininas na transmissão ao vivo, e depois de assistir a várias eliminatórias da UEFA e da WWC de CONCACAF, CONMEOBL e AFRICA nas últimas semanas, a qualidade do jogo no torneio OFC é empalidecido em comparação com outras regiões,particularmente para:
- Arbitragem
- Penalty-Kick Taking
- Seleção de tiro tomando durante o jogo
- O goleiro - um verdadeiro problema com um posicionamento ruim e muitos objetivos suaves foram permitidos (o gol da vitória da PNG na final veio porque o goleiro de Fiji abafou um tiro facilmente salvável)
- Fechando os jogadores em defesa, com muito em pé às vezes, permitindo que o espaço para a frente atacasse
Às vezes, o nível de jogo estava abaixo de assistir a um jogo de clubes de nível sub-17 na Europa ou na América do Norte.Algumas equipes da OFC eram muito jovens, o que é bom, pois recebeu uma grande experiência e exposição neste verão, mas mais dinheiro precisa ser investido no lado do desenvolvimento do jogador.
A lacuna é tão consideravelmente grande em comparação com outras confederações da FIFA que estou preocupado com o time que avançou para as finais intercontinentais - Papua Nova Guiné -
Pode ser apenas impressionado, principalmente se forem atraídos contra uma das principais sementes da Europa, Comebol ou África.Os esforços de desenvolvimento precisam ser aumentados no nível da federação e facilitar mais jogadores locais com experiência com clubes no exterior - mesmo para acordos de empréstimos - ou jogar em faculdades nos Estados Unidos, Europa ou Austrália/Nova Zelândia.
Esta é uma questão diferente que o uso da diáspora.O ex-internacional da Nova Zelândia, Jayda Stewart, de Samoa, foi minha escolha para o jogador do torneio, mas outras diáspora tiveram um forte efeito, incluindo Vanisha Kumar, nascido na Austrália, de Fiji, a irmã de Tonga de Daviana e Laveni Vaka de Utah e 19 anosO goleiro Camille Andre, da França, que salvou um chute tardio contra Vanuatu para enviar seu lado para as quartas de final.Os jogadores da OFC têm boas habilidades individuais de drible, que são uma delícia de se assistir e podem ser construídas, mas até que mais jogadores domésticos tenham oportunidades de jogar em faculdades ou léguas principais no exterior (incluindo Austrália e Nova Zelândia), a lacuna permanecerá.
Todas as equipes tinham bons treinadores, com algumas importações - duas da Austrália, duas da Nova Zelândia (onde residem - mas originalmente da Inglaterra e Barbados - vejam mais abaixo) e uma da América.Esses compromissos de treinamento estrangeiro precisam ser feitos por períodos mais longos e não apenas alguns meses à frente dos Jogos da Copa das Nações ou do Pacífico [que serão realizados em Honiara, Solomon Islands para a sexta edição em 2023, com a Papua Nova Guiné vencendo cada edição anterior, derrotando Guam, Tonga, Samoa (uma vez cada) e Nova Caledônia (duas vezes) pelo título].
As federações devem continuar a fazer mais passeios na seleção, como vimos este ano (Taiti para a Europa, Fiji e Tonga para a Austrália e a Papua Nova Guiné para Cingapura).Mais países de fora da região (mesmo com as equipes nacionais Sub-20 ou os principais clubes internacionais) em turnê para várias nações por 4-6 jogos no total, ajudariam a melhorar a qualidade do jogo na região.A chance de visitar o Pacífico Sul é muito atraente e um sonho para muitos jogadores no exterior e acho que o OFC teria sua escolha de clubes interessados.
Uma equipe baseada nas ilhas no A-League Women é uma ideia que promovo desde 2019 e é particularmente saliente agora desde Wellington Phoenix Do OFC, ingressou na última temporada e melhorou bem no final da campanha, apesar de jogar todos os seus jogos na Austrália por causa de restrições da Covid.Esse esquadrão da Island Nation poderia compreender uma equipe All-Star de várias nações, mas, por despesas de viagem e motivos de logística, pode ter que se basear na Austrália.O aumento no A-League Temporada feminina de 3-4 meses nos últimos 6-7 meses para a próxima temporada e talvez de 8 a 9 meses em 2023 poderia complicar esse plano e adicionar despesas, mas vale a pena a confederação e o A-League Mulheres considerando.isto
O uso da diáspora é uma questão controversa em todo o mundo, com os proponentes afirmando que usá -los ajuda a melhorar rapidamente uma seleção nacional, enquanto outros questionam seu compromisso com a nação onde eles têm raízes - que exemplos citaram que os novos jogadores às vezes têm pouco conhecimento dedeles novo nação e não posso falar o idioma, mesmo para cantar o hino nacional.A estratégia da diáspora funciona em alguns casos e pode ajudar a criar mais interesse na equipe entre a população em geral quando forem bem -sucedidos.No entanto, ele não deve substituir o desenvolvimento de equipes de jovens em casa, que o Haiti começou cerca de uma década atrás usando uma base muito jovem da equipe nacional e agora está na final do Intercontinental (consulte: A semana no futebol feminino: a reflexão da CONCACAF;Arsenal mantém Miedema;Man City Sign Venezuela Star Castellanos - futebol tribal) enquanto as Filipinas se classificaram para a WWC de 2023 no início deste ano na Copa Asiática da AFC na Índia, com apenas seis jogadores de base local e 17 diáspora americana.Samoa tinha apenas um jogador doméstico na equipe, mas foi forçado a recrutar do exterior devido à Covid (veja mais abaixo).
Há muito o que pensar, pois os participantes da Copa das Nações da OFC analisam a preparação e o desempenho de sua equipe neste torneio e planejam o futuro.Não existe um caminho perfeito para o sucesso no nível da equipe nacional na Oceania, mas dar aos jogadores jogos de maior qualidade é uma obrigação, tanto na liga quanto nos programas das equipes nacionais.
Uma olhada nas listas da 12 equipe segue abaixo, com notícias interessantes sobre partidas de preparação, jogadores e foco no uso de jogadores baseados em clubes no exterior
grupo A
Samoa
O treinador principal Paul Ifill, originalmente de Barbados no Caribe e que jogou na Inglaterra e por Wellington Phoenix no A-League, usou apenas um jogador com sede em Samoa, com onze jogadores da Nova Zelândia - onde Ifill e a Federação Samoana estão conduzindo campos de identificação da diáspora no início deste ano (ver: A semana no futebol feminino: cronograma da Ofc Nations Cup 2022;Resultados dos Jogos do Sudeste Asiático;Papua Nova Guiné Triumph - futebol tribal).Quatro jogadores eram dos Estados Unidos (três do Havaí), um com sede na Austrália, um na Suíça e um do Reino Unido. Isso foi feito por causa de restrições de Covid em Samoa e, de acordo com um Tribalfotball.com Discussão exclusiva com Jess Ibrom - diretora técnica da Federação de Futebol Samoa - eles foram forçados a recrutar do exterior desde que as fronteiras em Samoa não estavam prontas para abrir até 1º de agosto. Ibrom disse que o país tem um vibrante programa de desenvolvimento de jovens em casa,com um programa feminino Sub-17 e Sub-19 e uma liga local de 12 equipes.A Samoa também possui um programa de treinamento doméstico, que inclui um Centro Nacional de Excelência e Academias.Samoa trouxe uma equipe forte para o torneio de 2022 em Fiji (terminando em quarto lugar após uma derrota no terceiro lugar para as Ilhas Salomão em pênaltis) e sua diáspora lhes permitiu jogar e foi uma situação de emergência, mas a longo prazo, issoA forte dependência da diáspora pode, em última análise, impedir o jogo localmente, e a Federação de Futebol Samoa parece entender isso.
Ilhas Cook
O treinador Gary Phillips, um nativo da Austrália que jogou com Sydney Os atacantes olímpicos e de Brisbane e treinaram a seleção feminina da PNG em 2014-15 e treinaram com a seleção feminina do Nepal por alguns anos, assumiram o emprego nas Ilhas Cook em maio deste ano.Phillips também treinou Newcastle Jets em seu primeiro ano do A-League Mulheres (anteriormente a W-League) em 2008-09.Phillips tinha 18 jogadores locais em sua lista de 26 jogadores, com 8 da Nova Zelândia.
Tonga
A treinadora Connie Selby, da Austrália, que jogou dez internacionais completos em seu país e é uma treinadora experiente em casa, usou 18 jogadores locais, com 1 desligado, dois dos EUA - irmãs Daviana e Laveni Vaka do Utah Avalanche Soccer Club e BYUUniversidade de Provo, Utah - Kiana Swift, do Canadá (veja acima) e o atacante Jazmine Loto'aniu (23), que brinca no Castle Hill United, na Austrália.Selby é o treinador principal desde maio de 2021, depois de sair da aposentadoria com o marido (que está treinando o lado masculino de Tonga) para assumir a posição e fez um bom trabalho ao preparar o lado enquanto teria que lidar com uma erupção vulcânica subaquática eTsunami resultante no país, uma epidemia covid na ilha e forçada a viajar grandes distâncias para amistosos internacionais (ver: A semana no futebol feminino: cronograma da Ofc Nations Cup 2022;Resultados dos Jogos do Sudeste Asiático;Papua Nova Guiné Triumph - futebol tribal).
Selby disse: "Nós não queríamos apenas ir para lá, treinador e depois sair. Nós dois queremos deixar um legado. Se essas crianças fossem a uma Copa do Mundo, elas não sabiam o que fazer com elas mesmas.Seja impressionado para eles. Muitos deles ainda são adolescentes, muitos deles mal deixaram Tonga antes. Estamos nos preparando, eu acho, para o próximo [torneio da Copa das Nações em quatro anos]. Se a equipe puder ficar juntos, continuar treinando, jogando mais jogos, talvez eles possam se sair bem. Tudo o que podemos fazer é tentar. "
Antigo Matilda Connie Selby (fila de trás, segundo da direita) é treinadora da seleção feminina tonganizada.(Cortesia de ABC Grandstand e Connie Selby)
Grupo B.
Papua Nova Guiné
A Papua Nova Guiné usou uma lista inteiramente em casa durante o torneio em Fiji.
Taiti
Stephanie Spielmann, natural da França, é o treinador principal do Vahine 'Ura 22 jogadores da lista, dos quais 15 são baseados em casa, 5 jogam na França e 2 jogadas nos EUA:
Defensor Tauahere Lin (19) da Universidade de Utah
O meio -campista Delani Guyot (22), que jogou no Orange Coast College, na Califórnia.
Spielmann veio para o Taiti em 2015 e começou a trabalhar com a Federação Local em 2016, focada no desenvolvimento do futebol feminino em todos os níveis do jogo
Tribalfotball.com comunicado com o treinador Spielmann durante o torneio e ela também conversou em detalhes com o desejo teivao de Tahiti-infos.com sobre seu processo de construção da lista e suas esperanças para o lado.Spielmann disse: "Sempre trabalhamos um pouco da mesma maneira. Primeiro estabelecemos uma pré-seleção; abrimos as portas para um certo número de jogadores. [Então] mantivemos um grupo de 25 meninas localmente e também tivemos garotas expatriadasNa França e nos Estados Unidos. É por isso que, em fevereiro, fomos fazer partidas internacionais na França para poder tocar nossas meninas do Taiti com aquelas que são expatriadas. Esse passeio nos permitiu refinar nossa escolha. É uma equipe que éComposto por jogadores com um pouco mais de experiência que já têm várias competições internacionais em seu crédito e também os melhores jovens, os mais promissores que aprenderão muito durante essa competição em Fiji ".
O Vahine 'Ura Treine antes da Copa das Nações femininas de 2022 da OFC no Federação Taitienne de Futebol Centro Técnico.Foto cedida por Federação Taitienne de Futebol.
"Kiani Wong (21), faz parte dessa geração mais jovem. Ela foi a primeira a ingressar em um centro de alto nível na França. Faz seis anos agora que ela lidera sua carreira na França Metropolitana, ela também passou pela Alemanha [e e] Wales. Kiani ganhou muita experiência e é um modelo real para jovens mulheres taitianas ".Wong foi para a universidade em Strasburgo, na França, e brincou com Cardiff City no País de Gales, Yeovil Town na Inglaterra, Saarbrucken na Alemanha e agora está com Lente na França.
Spielmann tem dois americanos em seu esquadrão de Fiji e conversou sobre o processo de recrutamento ", com Delani [Guyot], estamos em contato há quase três anos. Sua avó é na verdade do Taiti e fui informado de que ela era elegível para oSeleção taitiana. Durante o período de restrições de saúde [Covid], não poderíamos levá-la ao Taiti, então Delani veio pela primeira vez em dezembro passado. E vimos imediatamente que era interessante, especialmente em termos de qualidades atléticas. Ela temMuito jogo em campo e nós realmente gostamos de sua atitude durante o treinamento; sempre completa, sempre avançada e muito motivada. Nós a trouxemos conosco para os Jogos de Fevereiro na França e ela confirmou o que vimos durante o treinamento. E ela se encaixava realmente emTambém no grupo. E também há outro taitiano que toca nos Estados Unidos, Tauahere Lin. Ela toca pela Universidade de Utah. Nós a seguimos nas seleções de jovens e tocando na América muito bem. "
Speilmann sentiu que três semanas com seu esquadrão era suficiente para a preparação da Copa das Nações: "As meninas já se conhecem bem. Durante as partidas na França, existem automatismos que foram criados. E então eles treinaram todos os dias, às vezes até duas vezes atéum dia. Então, os automatismos estão lá e eu tenho jogadores que têm experiência e que se adaptam rapidamente. A parte mais difícil de lidar foi o aspecto físico. As meninas que jogam na França chegaram com um certo nível físico e as do Taiti tiveram uma lacunapara preencher. Pedimos a um treinador físico que conseguiu colocar todos no mesmo nível ".
On their trip in February to Europe, Tahiti lost by 5-0 and 11-0 scorelines to Luxembourg 5-0 and then tied Andorra 0-0 (see: The Week in Women's Football: Tahiti goes to Europe; Women's Africa Cup of Nations - Tribal Football) and (The Week in Women's Football: Women's Africa Cup of Nations results; CONCACAF qualifiers reach halfway point - Tribal Football). Spielmann acknowledged that the trip to Europe was going to provide some challenging matches, "We knew it was going to be difficult. But we wanted to convey two messages. The first was to show our girls that when you stay in Tahiti, you are [the] champion of Tahiti, but she does not necessarily say to herself that she has to make more effort in training because she wins every weekend. And these matches for them in metropolitan France were like an electroshock. It was quit or double for me because they could have let me go when they came back. But we had to do it because if we didn't, we would have wasted more time. And in fact, when they came back, they were the first to ask me when we were going back to training. Technically, our Tahitian women have abilities. But it's especially on the speed of play where we were downright late. Then we played against Luxembourg, who play15 international matches every year. We hadn't played an international game since 2019 at the Pacific Games [in Samoa, when Tahiti finished third in Group B with 4 points, behind ultimate tournament winners PNG (12 points), the Cook Islands (9 points) but ahead of the Solomon Islands (3 points) and Vanuatu (1 point)]. And it was also this message that I wanted to convey to the management of the FTF [Federação Taitienne de Futebol]: 'Você quer que progredimos, temos que sair e jogar partidas internacionais.'No final, essa experiência na França foi positiva para todo o grupo, os jogadores e os funcionários, e esperamos que isso dê frutos ".
Finalmente, Spielmann falou sobre seus objetivos em Fiji neste verão: "Será ganhar esta Copa das Nações. Depois de francamente, se o fizermos, já será enorme porque reiniciamos o futebol feminino apenas em 2018 [a seleção feminina do Tahiti jogou no The the2010 OFC Women's Nations Cup e depois nos Jogos do Pacífico de 2011, mas depois ficou inativo por vários anos]. Ainda é muito recente e obviamente ainda há muito o que fazer. Precisamos estabilizar os campeonatos locais para aumentar o nível de meninas [Play]. Temos jovens muito bons chegando atrás e isso realmente faz boas seleções no U-16 e Sub-19. "
Vanuatu
Vanuatu usou uma lista inteiramente em casa para o campeonato regional deste verão.
Grupo c
Ilhas Salomão
As Ilhas Salomão usaram uma lista totalmente em casa.O técnico Batram Suri (50) teve quase 50 tampas com a seleção masculina das Ilhas Salomão como jogador e estava com o A-League O futebol Kingz, em Auckland, e jogou por outros clubes na Nova Zelândia e em Fiji, Taiti, Vanuatu e em casa.
Fiji
Todos os 26 jogadores eram locais, exceto o atacante americano Trina Davis (veja: A semana no futebol feminino: entrevista com a estrela de Fiji Davis;Johnson se junta a San Diego;Houston Face Pumas Unam - futebol tribal e o meio -campista australiano Vanisha Kumar, que interpreta na Austrália com Scots Lions em Nova Gales do Sul, bem como a treinadora americana Lisa Cole.Cole, que ingressou em janeiro, está confiante de que sua equipe estava pronta para a competição antes de começar, explicando que "sentimos que estamos preparados e em um lugar muito bom. A preparação tem sido boa, especialmente com a melhoria deles.Impressionado com as melhorias de janeiro até agora. Os jogadores estão prestando atenção ao que é importante, como nutrição, fitness e hábitos de sono. Eles realmente compraram tudo o que pedimos para que eles fizessem. Tem sido realmente impressionante ".Com duas vitórias consecutivas em seu currículo nos amistosos pré-torneios contra Tonga (5-0) e as Ilhas Cook (4-1) em casa, pouco antes do início da Copa das Nações, o time de Fiji estava confiante de fazer bem antes de seus fãs de casa.
Fiji Squad para a Copa das Mulheres de 2022 OFC
Goletes: Seruwaia Vasuitoga (Rawa FC), Mereseish Waqali (BA FC), Selai Tikoisuva (FC Droud), Merevesi ofakimaline (Rewa FC).
Defensores: Filomena Racea (Tailevu Naitsiri FC), Veniana Ranadi (Suva FC), Unaisi tuberi (Passtasa FC), Maria Veronika (Tailevu Atsiri FC), Aliza Hussein (Ba FC), Angeline Reta (BA BA FC).
Midfielers: Adi Baliceva (Tailevu Naitairi FC), Mereoni Tora (Subva F (Passando FC), Vivian Nasaluwaki (Passa FC), Evivi Buka (BA FC).
Forwards: Colleta Likuculucula (BA FC), Anismeci Voliticor (WASHING FC), Trina Davis (Washington Rush, USA), Luisa Tanitolaucula (BA FC), Narieta Leba (BA FC), Imeri Naei Naeri Naei (Rawa FC), timaima vunuwawayawa (Rewa FC), FC).
Nova Caledônia
O técnico Michel Berbeche incluiu três mulheres que atualmente jogam futebol na França entre as 20 selecionadas, com as outras 17 todas com sede em New Cardonia.Seis jogadores estão com a FCF da Women's Academy, enquanto quatro jogam em casa com como academia femenine, o New Caledonia Club NE Drehu tem três jogadores, dois estavam com o Hisene Sport e um cada um.A lista completa da equipe é a seguinte:
M-Cristino Alikie (FCF Académie Femenine)
F-claudette boa (asc boulouparis)
D-Lola Delavault (nîmes Olympique, França)
D-Clémence Friocourt (Hienghène Sport)
D-Marielle Haocas (Hienghène Sport)
M-Elodie Hmej (FCF Académie Féminine)
GK-Lorenza Hnamano (ASC Gaïtcha)
M-shaya ihmeling (FC Porto Portugais D 'Amiens, França)
D-Marthe Katrawa (SC ne Drehu)
D-Laëtitia Leme (como Académie Féminina)
D-Josette Mole (SC ne Drehu)
F-Jennifer Nepoo (como Wetr)
GK-Irène Nigote (como Académie Féminine)
F-Jackie Pahoa (como Académie Féminine)
M-Thérèse Pawawi (FCF Académie)
D-Kamen Simane (FCF Académie)
F-Sarah Uregei (EUA Colomiers, França)
M-Claudia Wassin (FCF Académie)
M-Maryline Wassin (FCF Académie)
F-Alice Wenessia (como Académie Féminine)
O técnico Berbeche chegou à Nova Caledônia em 2019 e ajudou a França como consultor quando os Sub-17 venceram a Copa do Mundo Feminina de Sub-17 da FIFA 2012 no Azerbaijão (7-6 em pênaltis após um empate por 1 x 1 contra a Coréia DPR) e estáGeralmente, visando 2027 para o sucesso com sua equipe nacional, embora a Nova Caledônia tenha terminado em quarto lugar como apresentador no último torneio.Ele disse: "É difícil situar-se antes desta competição. Como nós, outras nações foram impactadas pela crise Covid-19 por duas temporadas, sem campeonatos reais e sem reuniões internacionais. Temos um objetivo que é o de 2027, com uma força de trabalho bastante jovem, mas um esquadrão do futuro. Dito isto, prepararemos as reuniões [partidas da primeira rodada] muito seriamente ".
A seleção das mulheres da Nova Caledonia é o campo de preparação em Lifou, em Nova Caledônia, em preparação para a Copa da Nação Mulher do OFC de 2022.Crédito da foto: Fédération Calédonienne de Football.
Porto Rico Sol estende seu recorde mundial do Guinness por vitórias consecutivas.
No início deste ano, relatamos o Puerto Rico Sol FC, com sede em Mayaguez, na Concacaf, estabelecendo um recorde mundial do Guinness para vitórias consecutivas com 39 (e em execução) no final da temporada de 2021, superando o recorde anterior realizado pelo brasileiro São Paolo baseadoequipe Coríntios Em 2019, com 34 vitórias consecutivas (consulte: A semana no futebol feminino: Concacaf Focus;NWSL assinam internacionais mexicanos;Porto Rico Sol quebra o recorde mundial - futebol tribal).Temos uma atualização em que essa sequência agora é de 49 vitórias, pois o SOL venceu sua terceira coroa da liga em 2022 e marcou 344 gols e permitiu apenas 8 gols durante esses 49 jogos.
Porto Rico Sol se alinha no jogo de 2022 na liga.Foto cedida por Shek Borkowski/Porto Rico Sol F.C.
Porto Rico Sol e o treinador principal Shek Borkowski (terceiro da esquerda na fila de trás na camisa amarela) celebram seu Liga Porto Rico Título em 2022, ao estender seu recorde mundial do Guinness por vitórias consecutivas por um time de futebol feminino sênior para 49. Foto cortesia de Shek Borkowski/Puerto Rico Sol F.C.
Agora, alguns podiam dizer que o SOL está jogando em uma liga fraca (o argumento a compensar é que as outras equipes de Porto Rico simplesmente precisam aumentar seu financiamento e apoio para seus programas), mas essa ainda é uma série de vitórias extremamente impressionante.Ele também fala da necessidade de um campeonato de clubes femininos da CONCACAF, que é discutido há alguns anos, mas ainda precisamos vê -lo concretizar.O SOL é uma organização profissional (treinadora feminina e ex -treinadora do Haiti e Porto Rico da seleção feminina de Porto Rico, Shek Borkowski, também treina o lado masculino).Um fator significativo no Haiti atingindo os playoffs intercontinentais da Copa do Mundo de 2023 no mês passado (ver coluna da semana passada: A semana no futebol feminino: a reflexão da CONCACAF;Arsenal mantém Miedema;Man City Sign Venezuela Star Castellanos - futebol tribal) foi a visão de Shek Borkowski, que treinou a seleção nacional de 2012 a 2017 e desenvolveu muito dos jovens talentos que agora estão jogando profissionalmente na França, até trazendo o time para jogar na FC Indiana no verão-um plano que outroAs nações do Caribe estão agora pensando em implementar.Se um clube CONCACAF Championship aconteceu, campeões do Liga mx femenil, o NWSL, um participante de uma possível nova liga canadense da Divisão II, uma equipe da USL Super League Divisão II, que começa em 2023, e talvez dois ou três lados do Campeão da Costa Rica, Panamá, Honduras, El Salvador, GuatemalaE Belize e então o Porto Rico Sol e talvez outro qualificador das Índias Ocidentais poderiam produzir alguns jogos interessantes e impulsionar o jogo do clube feminino na região.
Tim Grainey é um colaborador de Futebol tribal.Seu último livro Além de dobrá -lo como beckham no jogo global do futebol feminino.Obtenha sua cópia hoje.
Siga Tim no Twitter: @timgraney